
Colonialidade, islamofobia e cidadania sob suspeita: uma leitura do caso Youssef Siher
Por Angela Lano. O caso de Youssef Siher exige uma reflexão sobre as relações entre poder institucional, racialização e criminalização do dissenso na Itália contemporânea.
O pesquisador italiano de origem marroquina, de trinta anos, foi detido em 24 de outubro de 2026 em uma investigação relacionada aos canais digitais do Movimento 17 ottobre. As notícias na mídia hegemônica italiana apresentam acusações de instigação à prática de crimes com finalidade terrorista e de violência organizada em manifestações públicas. Trata-se de uma investigação em andamento: as hipóteses acusatórias não equivalem a fatos judicialmente comprovados.
O contexto das mobilizações e da resposta estatal.
A detenção de Youssef Siher ocorreu em um cenário de mobilizações juvenis e de intensificação das medidas securitárias do governo italiano. Nos dias 17 e 18 de outubro de 2026, o centro de Milão foi palco de confrontos e saques, em um contexto de manifestações contra o alto custo de vida, o financiamento para as guerras e cortes de gastos em escolas, universidades, saúde, etc. A presença de participantes muito jovens, das periferias, e a circulação de convocações pelas redes sociais tornaram-se elementos centrais do debate público. Ao mesmo tempo, integrantes do governo passaram a discutir possíveis interferências externas e formas de manipulação digital. Essas interpretações precisam ser identificadas como hipóteses, sem substituir a investigação das condições sociais e das responsabilidades individuais.
É fundamental distinguir esses acontecimentos do surgimento posterior das páginas do Movimento 17 ottobre: a página atribuída a Siher foi criada depois dos protestos. Nos manifestos divulgados, o movimento apresentava uma linguagem de ruptura com a representação política tradicional, reivindicava autonomia e expressava desconfiança em relação ao governo e às instituições. Essa dimensão permite situar sua comunicação no campo de uma contestação geracional.
A distinção cronológica tem consequências para a interpretação pública do caso. Administrar canais que surgiram após os confrontos não demonstra ter organizado os acontecimentos anteriores: ainda não aparecem ligações diretas entre Siher, sua esposa e os autores dos confrontos e saques daquele fim de semana.
O episódio também se insere em uma ampliação das medidas de segurança. Em 24 de outubro, manifestações ocorreram em diferentes cidades italianas sob forte presença policial, com milhares de identificações e centenas de pessoas conduzidas a delegacias. As convocações atribuídas ao Movimento 17 ottobre não chegaram a se concretizar como haviam sido anunciadas.
Uma leitura decolonial interroga o que acontece quando esse cenário heterogêneo passa a ser interpretado principalmente pela linguagem da ameaça. O custo de vida, a insegurança quanto ao futuro e a crise de representação podem perder espaço para uma narrativa que concentra a explicação em líderes ocultos, influências estrangeiras ou identidades percebidas como exteriores à comunidade nacional. Reconhecer essa possibilidade não significa atribuir uma causa única aos protestos: significa preservar a investigação social e política dos acontecimentos diante de sua redução a um problema de repressão.
Nesse processo, a origem marroquina de Siher, sua atuação em ambientes muçulmanos e sua solidariedade à Palestina podem ser reunidas publicamente como se formassem uma continuidade explicativa. Essa aproximação merece contestação: uma trajetória intelectual e política não constitui, em si, prova de finalidade terrorista. O risco de racialização aparece precisamente quando informações biográficas passam a conferir verossimilhança a uma acusação antes que os vínculos relevantes sejam demonstrados.
A forma como sua trajetória profissional foi apresentada reforça essa questão. Também merece exame a informação de que os procuradores relacionaram seus conhecimentos informáticos à capacidade de desenvolver uma estratégia revolucionária. Essa é uma argumentação atribuída à acusação, cuja pertinência depende dos atos e elementos concretos apresentados. Competência tecnológica, capacidade de organização e radicalidade política não demonstram um projeto terrorista, e mais, não há elementos sobre os alegados contatos com hackers favoráveis à Rússia, hipótese que circulava na cobertura anterior. A distinção entre conjectura e evidência é indispensável para impedir que associações sucessivas produzam uma culpabilidade por acumulação de suspeitas.
O contexto amplia, portanto, o alcance da reflexão sobre a islamofobia institucional. A questão envolve a possibilidade de que um cidadão italiano identificado como árabe e muçulmano seja convertido em figura explicativa de uma crise social mais ampla. A análise decolonial deve acompanhar como essa representação é construída, quais diferenças de tratamento produz e se influencia decisões institucionais. Situar o caso nesse cenário significa defender uma exigência democrática concreta: investigar condutas sem transformar pertencimentos culturais em indícios, reconhecer as dimensões sociais das mobilizações e assegurar que a resposta estatal permaneça sujeita à demonstração dos fatos. A cidadania de Siher não pode ser colocada entre parênteses por sua origem familiar, assim como a legitimidade da crítica política não pode depender de sua conformidade com as expectativas do governo.
Uma perspectiva decolonial interroga as condições pelas quais determinadas pessoas se tornam mais facilmente reconhecíveis como ameaças. Pergunta quem pode expressar indignação sem ter sua pertença nacional questionada, quais sujeitos recebem o benefício da dúvida e quais identidades são mobilizadas para conferir plausibilidade pública a uma acusação. No caso de Siher, essa abordagem permite examinar os mecanismos pelos quais origem familiar, referências culturais, participação política e produção intelectual podem ser reunidas em uma narrativa de suspeição. Os elementos públicos disponíveis, entretanto, não bastam para estabelecer que o procedimento judicial tenha sido motivado por discriminação religiosa ou racial. O que permitem é analisar criticamente seu enquadramento público e os riscos de reprodução institucional da islamofobia.
A islamofobia pode funcionar como racismo porque não se limita à hostilidade contra uma doutrina religiosa. Ela transforma pessoas percebidas como muçulmanas em integrantes de uma categoria presumidamente homogênea, à qual se atribuem características como incompatibilidade cultural, lealdade duvidosa ou propensão à violência. Nessa operação, nome, ascendência, aparência e vínculos comunitários podem valer mais do que as convicções efetivas de cada indivíduo. A identidade atribuída passa a orientar antecipadamente a interpretação de suas palavras e ações.
É nesse sentido que a expressão “italiano de segunda geração”, repetida na cobertura midiático-política sobre Siher, merece atenção. Embora possa descrever uma trajetória familiar, ela também pode produzir uma cidadania permanentemente acompanhada de ressalvas. Alguns cidadãos aparecem simplesmente como italianos; outros precisam carregar, a cada exposição pública, a memória de uma origem considerada exterior. A fronteira nacional é, assim, reproduzida dentro da própria cidadania. A reportagem biográfica da Rai, a TV de Estado italiana, destaca tanto sua origem marroquina quanto sua trajetória acadêmica e sua participação na organização estudantil muçulmana. Esses dados não constituem indícios criminais e precisam permanecer claramente separados das condutas efetivamente investigadas.
A colonialidade do poder (Quijano, Grossfoguel) ajuda a compreender essa fronteira interna. O conceito permite pensar a persistência de hierarquias que distribuem desigualmente autoridade, credibilidade e pertencimento. Aplicada ao debate italiano, essa perspectiva questiona uma representação nacional em que a presença árabe e muçulmana continua sendo tratada como elemento externo, sujeito a demonstrações recorrentes de integração. Um cidadão racializado pode estudar, trabalhar e participar da vida pública e, ainda assim, ver sua legitimidade questionada quando assume uma posição política confrontadora.
Nesse contexto, a figura do pesquisador muçulmano politicamente ativo pode produzir uma tensão particular. Sua presença contraria a expectativa de que o sujeito racializado deva aparecer sobretudo como destinatário de integração, assistência ou vigilância (Fanon). Quando produz conhecimento e organiza discursos próprios, ele reivindica autoridade para interpretar a sociedade em que vive. Uma leitura decolonial examina precisamente a passagem pela qual essa autonomia intelectual pode ser representada como capacidade de manipulação ou perigo.
A designação de Siher como “mente” do movimento deve ser discutida nesse registro. A palavra sugere comando, planejamento e responsabilidade central, podendo conferir aparência de conclusão a uma hipótese investigativa. Existe, além disso, uma questão cronológica relevante: segundo a Rai, os canais administrados por Siher foram criados depois dos confrontos de 17 de outubro. Essa posterioridade impede que a administração das páginas seja tomada automaticamente como prova de direção dos acontecimentos anteriores. Cada responsabilidade precisa ser demonstrada mediante elementos próprios.
A dimensão institucional do problema aparece quando categorias produzidas pela investigação circulam como verdades estabelecidas entre autoridades políticas e meios de comunicação. No material publicado pela Rai, manifestações de integrantes do governo apresentam a identificação do investigado como demonstração da eficácia estatal e associam sua trajetória profissional ao episódio. Uma interpretação decolonial pode ler esse enquadramento como uma expectativa de gratidão: as oportunidades de estudo e trabalho aparecem implicitamente como concessões que deveriam produzir conformidade. Entretanto, direitos, formação e participação pública não constituem favores cuja contrapartida seja o silêncio político.
A origem geográfica de uma referência política não demonstra sua natureza terrorista; tampouco basta identificar uma linguagem radical para resolver a questão da responsabilidade penal: o exame crítico deve perguntar o que foi efetivamente proposto, contra quem, com quais meios e mediante quais vínculos demonstráveis.
Aqui se coloca uma questão de justiça epistêmica: referências políticas árabes recebem o mesmo tratamento interpretativo concedido a outras tradições de contestação? Quando uma experiência de mobilização é evocada, ela é analisada em seu conteúdo ou sua procedência cultural já produz uma presunção de perigo? Essas perguntas procuram impedir que o conhecimento sobre sociedades árabes e muçulmanas seja convertido, por associação, em sinal de adesão à violência.
Uma análise decolonial também precisa evitar a confusão entre categorias distintas: ser árabe, ser muçulmano, pesquisar o Islã político e participar da solidariedade à Palestina não constituem evidência de participação criminosa. Quando essas dimensões são encadeadas sem demonstração dos vínculos relevantes, forma-se uma suspeição cumulativa: cada elemento biográfico parece confirmar os demais, embora o conjunto possa continuar sem provar a conduta imputada.
É nessa transformação da identidade em indício que o racismo islamofóbico adquire potencial institucional. Ele pode operar sem declarações explicitamente hostis, por meio de critérios aparentemente neutros que atribuem pesos diferentes a comportamentos semelhantes.
A questão central, portanto, é a possibilidade de uma cidadania sem tutela racial: pessoas italianas de origem árabe ou identificadas como muçulmanas devem poder produzir conhecimento, organizar-se e contestar políticas públicas sob as mesmas garantias asseguradas às demais. A responsabilização por eventuais crimes deve se apoiar em condutas demonstradas; a origem familiar, a religião e a solidariedade política não podem preencher lacunas probatórias.
À luz das informações disponíveis em 26 de outubro de 2026, o caso de Youssef Siher permite uma crítica decolonial aos mecanismos de racialização presentes no debate público e aos riscos de sua incorporação pela atuação institucional.
Referências.
Fanon, Frantz. Pele negra máscaras brancas. Salvador: EDUFBA, 2008
Grossfoguel, Ramón. Para descolonizar os estudos de economia política e os estudos pós-coloniais: transmodernidade, pensamento de fronteira e colonialidade global. Coimbra:
Revista Critica de Ciencias Sociais n. 80, mar. 2008,
Disponível em: https://journals.openedition.org/rccs/697
Quijano, Anibal. Colonialidade do poder.
Disponível em:
https://it.scribd.com/document/982795777/Colonialidade-Do-Poder-Anibal-Quijano
https://www.scielo.br/j/inter/a/wbtt55LdndtrwkfkvRN5vqb/?format=html&lang=pt







